
domingo, 6 de setembro de 2009
Período Regencial

Pequena Regência republicana 1837 -1840
ressiste - pessoas que migraram do partido liberal moderado e liberal exaltado- conservador
monarquia parlamentarista- caráter limitado
Progressista -pessoas que migram do partido liberal moderado governo através da república- federalismo.
Regência Trina Provisória- três regentes e escolhida pelo parlamento.
Trina permanete- coronelismo, criar municipio neutro-assembléia legislaivas provinciais.
Una de Padre Feijó
Una de Pedro Araújo Lima- novo regente, eleito oficialmente- anula leis de feijó (medidas liberais), regresso conservador.
*liberais progressistas tentaram com o golpe de maioridade estabilidade política, descontentamento com as regências.Ao invés de 18, D. Pedro II assume o trono com 15 anos.
I Reinado

Conselho de estados formado por 10 pessoas prestigiadas a maioria eram portugueses.Em 1824 é outorgada feita pelo executivo e não é votada, não é discutida é imposta.Centralização unitarismo, monarquia absolutista, eleição de paróquia e de provínciaestado não intervem na economia.
Religião oficial era o catolicismo, principalmente a dos negros.Padroado mandava os padres de acordo com o interesse.Beneplácito colocava a igreja a baixo do rei, toda as ordens de Roma tinha que passar pelo imperador, questão religiosa.
Executivo
judiciário_juiz provinciais
legislativo_senadores vitalícios
moderador_dava poderes a D.Pedro I era monarca absolutista.
maiores crises econômicas, fase de vácuo, economia agroesportadora.O Brasil produzia algodão, café, açúcar e tabaco e tinha concorrência com os Estados Unidos.
Banco do Brasil_faliu_D. João.
crise política
governou durante 9 anos foi odiado pelos brasileiros e formou conselho de estado.
Conferação do Equador
Matou Frei Caneca em Pernanbuco, batalhão de fuzilamento, e tornou D. Pedro I mais detestado.Aquele tinha ideais federalistas, e a república era o centro de ideias federais.
noite das garrfadas
morre assasinado o jornalista em São Paulo.D. Pedro fez viagem a Minas Gerais e não havia ninguém para recebe -lo e nas portasm haviam panosm pretos por Libero Badaró.Volta ao Rio de Janeiro onde houve as guerras da garrafa de vinho.Ele estabelece um ministério brasileiros não gostam, e o exército estava com o povo.Ele sai de madrugada, houve a morte de Dona Leopoldina, trouxe a marquesa de santos, D. Pedro deu uma surra nela quando estava grávida.
política externa
imposições de Portugal e Inglaterra.
guerra de indepêndencia da Cisplatina
Era um fator de problema para o Brasil, e faz dívidas com a Inglaterra.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
"Sem fronteira"

Tawani, era uma garota que morava na cidade de Oiapoque no estado do Amapá.Usando o seu computador encontrou um garoto, através da internet pelo qual se apaixonou, ele morava no Chuí Rio Grande do Sul.
Ela era descendente de índio, tinha cabelo liso escorrido e apenas 15 anos.Ele se chamava Fabrício, seu cabelo era ruivo , tinha olhos verdes escuros e 17 anos,
Os dois aós vários contatos pela internet, se apaixonara, entretanto pela grande distância e falta de tempo acabaram perdendo o contatoum com o outro.
Depois de 5 anos sem se verem se encontraram em São Pauloonde iam prestar vestibular para medicina, onde tiveram excelentes resultados.Depois de algum tempo casaram -se , compraram uma casa e tiveram três filhos naquela região.
E com otempo já se conheciam muito bem, porém Tawani sentia ciúmes quando seu marido Fabrício entrava em sala de bate papono computador, e descobriu qye estava sendo traída.
Ele mudou de casa e casou novamente com uma francesa onde levou a vida em Paris.Tawani voltou ao Oiapoque onde ganhou muito dinheiro sendo médica e cuidando dos seus três joverns filhos.
Um dia de natal

Me chamo Morgana, na pobreza eu vivia debaixo da ponte.Fui expulsa pela minha mãe quando chegou muito louca, bêbada e falou para não aparecer mais.
Meu pai havia morrido e meu irmão era usuário de drogas.Minha vida era muito difícil, como criança de rua, pois nunca tive aniversário nem natal.
Ganhava dinheiro catando papelão nas ruas e à vezes procurava comida em lixões ou pedia as sobras dos restaurantes.
Um dia, quando andava lentamente pelas ruas do centro, morrendo de fome, era véspera de natal quando parei em uma lojas de brinquedos para observar o que nunca poderia ter e eram muitos e das mais diversas cores.
Quando sai daquela vitrine estava mais triste ainda, tomei banho em uma praça e fui dormir em baixo de uma enorme árvore de natal.
Acordei ao redor de vários pombos brancos e lembrei que cinco dias atrás havia escrito uma carta ao papai Noel e deixei entre as folhas artificiais de uma árvore, escrevi que queria ser feliz.
Ao meu lado estava uma boneca e uma enorme cesta de café da manhã , dentro havia um bilhete com endereço de rua de classe alta, eu localizei- o para agradecer e quando cheguei fui atendida por uma família que me viu jogada nas ruas e resolveu me adotar.
Desde esse momento minha vida mudou totalmente para melhor, comecei a estudar na melhor escola, ter melhores roupas, melhores brinquedos e uma família feliz.
Assinar:
Postagens (Atom)